High School – Noruega

    High School – Noruega

    High School na Noruega


    A Noruega é um dos países mais surpreendentes e evoluídos do mundo. Com excelente qualidade de vida, o país oferece a seus habitantes distribuição homogênea de recursos, igualdade social, educação impecável e paisagem magníficas. Durante seis anos consecutivos foi o país com melhor índice de desenvolvimento humano, IDH, e atualmente ocupa o segundo lugar. O país é rico em recursos naturais como o petróleo e energia hidrelétrica, conta ainda com uma excelente comercialização de peixes famosos no mundo todo e um passado viking pelo qual o pequeno país se orgulha!

    POSSO ESCOLHER CIDADE/REGIÃO?

    Não

    TIPOS DE ESCOLA

    Escola Pública

    ACOMODAÇÃO

    Casa de família

    DURAÇÃO

    É possível escolher entre um bimestre, um trimestre, um semestre letivo (5 meses) ou um ano letivo (10 meses).

    DATAS DE INÍCIO

    Agosto (ano/semestre), Janeiro (semestre)

    ASSISTÊNCIA MÉDICA

    Você terá um seguro completo para qualquer imprevisto durante a viagem

    PRÉ-REQUISITOS

    • Ter entre 16 a 18 anos;
    • Ser estudante do Ensino Médio ou recém formado;
    • É recomendável que o aluno possua conhecimento básico de norueguês ou inglês avançado.

    O ENSINO NORUEGUÊS

    O ensino na Noruega é gratuito, as aulas são ministradas em norueguês e o ano escolar vai de agosto a meados de junho. Os alunos começam o Ensino Fundamental quando completam seis anos e normalmente terminam com 16 anos de idade e nesse ponto, eles recebem um diploma que lhes confere o direito de seguir estudando, se assim o desejarem. O Ensino Médio norueguês é então, voluntário, e tem como objetivo formar os estudantes para o trabalho ou para o ingresso em uma universidade de Ensino Superior. Assim, os alunos tem duas opções: Programa geral de estudos e Programa profissionalizante. O primeiro tem uma duração de três anos e prioriza temas teóricos com o objetivo de que os alunos ingressem no Ensino Superior. Já o segundo, possui uma duração de dois anos e um período igual de aprendizagem prática antes de obter o diploma. Está orientado para o mundo profissional.

    TESTES OFICIAIS PELA UNIVERSIDADE

    Para ser aceito em uma universidade norueguesa é preciso fazer o teste de proficiência chamado Bergenstest (teste da Universidade de Bergen), que na verdade se chama, em norueguês, test i norsk – høyere nivå. Esse exame de proficiência na língua norueguesa, aferirá a capacidade de compreensão do idioma norueguês falado e escrito. Para ser aceito nas escolas ou universidades norueguesas exige-se uma pontuação mínima de 450 pontos no teste. Criado pela Universidade de Bergen, o teste tem 6 horas de duração e inclui questões de análise de texto, redação e compreensão oral. O Bergenstest não é gratuito, mas é possível solicitar que a escola pague sua inscrição. Esse tipo de auxílio econômico é oferecido somente uma vez. Caso não se alcance pontuação necessária, o estrangeiro deverá arcar com os custos de inscrição para realizar o teste uma segunda vez.