High School – Itália

    High School – Itália

    High School na Itália


    A Itália é um país com mais de trinta séculos de história. Possui 1300 quilômetros que levam do extremo norte ao extremo sul e revelam paisagens distintas como históricas ruínas romanas, campos de girassóis, enormes vinhedos, castelos medievais, cidades muradas e grandes centros urbanos. O italiano é conhecido por ser animado, festeiro, fanáticos por futebol e pela culinária deliciosa e rica em pizzas e massas. É um povo que sabe viver como poucos. É uma ótima oportunidade para aprender italiano, desenvolver sua formação pessoal e profissional, fazer grandes amigos e conhecer lugares incríveis.

    TIPOS DE ESCOLA

    Escola Pública

    POSSO ESCOLHER CIDADE/REGIÃO?

    Não

    ACOMODAÇÃO

    Casa de Família

    DURAÇÃO

    Semestre Letivo (5 meses) ou Ano Letivo (10 meses)

    DATAS DE INÍCIO

    setembro (ano/semestre) e janeiro (Semestre)

    ASSISTÊNCIA MÉDICA

    Você terá um seguro completo para qualquer imprevisto durante a viagem

    PRÉ-REQUISITOS

    • Idade: 15 a 18 anos
    • Escolaridade: Ensino Médio ou recém-formado
    • Nível de Idioma exigido: Italiano intermediário/Inglês avançado

    O ENSINO ITALIANO

    O Ensino Médio na Itália é formado pelo primeiro e segundo grau. O de primeiro grau vai dos 11 aos 14 anos e trata-se de uma formação geral com matérias como língua, matemática, história, artes etc. Já o segundo grau os alunos podem escolher pela primeira vez em suas vidas acadêmicas. Há três tipos de escolas e cada uma delas é especializada em um tipo de ensino: O Liceu oferece formação teórica em uma área de especialização, que pode ser arte, ciências humanas ou ciências. Essa opção foca na entrada do aluno em uma universidade de ensino superior e vai dos 14 aos 19 anos. O Colégio técnico, por sua vez, combina a formação prática com a teórica em economia ou disciplinas técnicas. Dura cinco anos, os dois primeiros são comuns ao ramo escolhido e durante os três restantes aprofunda-se em uma especialização. Geralmente inclui um período de três ou seis meses de estágio no último ano. Permite o acesso à universidade e a estudos superiores. E por último, o Colégio profissional, que oferece uma educação muito prática e especializada de três anos de duração dirigida ao mercado profissional.

    TESTES OFICIAIS PELA UNIVERSIDADE

    Para se ingressar em uma universidade italiana o processo é bem diferente dos processos seletivos no Brasil, pois nem todos os cursos universitários na Itália possuem uma prova de seleção, o que chamamos aqui de vestibular. Existem cursos que não precisam de prova ou teste para o ingresso e são chamados cursos de acesso livre (accesso libero). Por esse motivo é importante consultar a universidade da sua escolha sobre os pré-requisitos para entrar na instituição, pois o processo de aceitação pode variar de universidade para universidade.