High School – Estados Unidos

    High School – Estados Unidos

    HIGH SCHOOL NOS ESTADOS UNIDOS


    Os Estados Unidos são o terceiro maior país do mundo em extensão territorial e a maior parte das cidades oferecem espetáculos de musicais, exposições artísticas, peças teatrais, eventos ao ar livre, belíssimas paisagens e é claro, muita cultura e tradição. O país é rico em desertos, vales, montanhas cobertas de neve, planícies e oceanos com águas límpidas de tirar o folego. Você irá se deliciar com diversas aventuras e oportunidades que a grande potência norte americana oferece, tudo isso enquanto desenvolve sua independência e faz amizades para a vida inteira.

    TIPOS DE ESCOLA

    Escolas Públicas e Escolas Privadas

    POSSO ESCOLHER CIDADE/REGIÃO?

    Escola Pública J1: Não

    Escola Pública F1: Sim

    Escolas Privadas: Sim

    ACOMODAÇÃO

    Escolas Públicas: Casa de Família

    Escolas Privadas: Casa de família e Residência estudantil dentro da escola

    DURAÇÃO

    Semestre letivo (5 meses) ou Ano Letivo (10 meses)

    DATAS DE INÍCIO

    Setembro (ano/semestre) e Fevereiro (Semestre)

    ASSISTÊNCIA MÉDICA

    Cobertura completa durante toda a sua viagem

    PRÉ-REQUISITOS

    • Ter entre 14 e 19 anos;
    • Ser estudante do Ensino Médio ou Recém Formado
    • Nível de inglês intermediário

    ONDE VOU ESTUDAR?

    Nos Estados Unidos, a FIT oferece dois tipos de escolas em três diferentes programas, que funcionam da seguinte maneira:

    • Programa escolas públicas J1: Neste programa você irá preencher um application e de acordo com as informações contidas nele, o programa vai buscar uma família e uma escola pública que tenha um perfil de acordo com o seu. Você estará aberto à colocação em qualquer cidade ou região dos Estados Unidos. Mas se pensar bem esta é a magia do intercâmbio!
    • Programa escolas públicas F1: Nesse programa você estudará em uma escola pública americana, contudo, poderá escolher a cidade onde fará seu intercâmbio. A diferença está no preço da viagem, que será mais alto, pois o aluno paga um valor relativo a quanto um estudante americano custa no país.
    • Programa escolas privadas: Caso a escolha seja por escolas particulares, você receberá uma lista de escolas de acordo com suas preferências de região, esportes ou atividades extracurriculares, nesta lista você poderá selecionar a escola que deseja estudar. No programa de escolas particulares, é possível que você more com uma família americana ou more na própria escola nas “boarding schools”.

    O ENSINO ESTADUNIDENSE

    O High School nos Estados Unidos tem a duração de 4 anos e o ano letivo costuma iniciar em agosto ou setembro e terminar em maio ou junho. A escolha das disciplinas é bem mais flexível, pois, apesar do aluno ter que cursar 4 disciplinas obrigatórias: inglês, matemática, história e política, ele tem a liberdade de escolher as demais matérias de acordo com sua afinidade, como por exemplo: física, química, artes, redação, debate, esporte, culinária e outras. Essas matérias tem um cunho vocacional e são optativas, ou seja, o aluno escolhe aquelas que tem preferência para cursar, isso faz com que as salas tenham um número menos de alunos, o que permite que as aulas sejam dinâmicas e interativas.

    Nos EUA as turmas de high school, em geral, são separadas em três níveis: CP (college prep. – nível mais baixo), Honors (nível intermediário) e o AP (advanced placement – nível mais avançado), cada conta com graus de dificuldades diferentes, permitindo que o estudante aprenda mais e se aprofunde nas matérias do seu interesse. Além disso, as escolas oferecem atividades extracurriculares, clubes que nada mais são do que grupos de alunos que se interessam por um mesmo tema.

    MÉTODO DE AVALIAÇÃO

    O método de avaliação e as notas nas escolas dos Estados Unidos funcionam de uma maneira diferente do Brasil, seguindo a escala A, B, C, D, E, F:

    • De A- a A+ – estudantes com 90 – 100 por cento de aproveitamento.
    • De B- a B+ – estudantes com 80 – 89 por cento de aproveitamento
    • De C- a C+ – estudantes com 70 – 79 por cento de aproveitamento
    • De D- a D+ – estudantes com 60 – 69 por cento de aproveitamento
    • E/F – estudantes com menos de 60 por cento de aproveitamento

    Além disso, existe nos Estados Unidos o sistema de créditos acadêmicos que são necessários para conseguir o diploma de High School. Cada matéria equivale a um número de créditos e o aluno deve cursar uma quantidade média de créditos por semestre para se formar.

    TESTES OFICIAIS PELA UNIVERSIDADE

    Para que o aluno se forme no high school, tanto cidadãos americanos como estrangeiros, não bastam suas notas escolares. Existe uma prova no final do último ano escolar chamado “SAT”, “Scholastic Assessment Test (Teste de Avaliação Escolar)”, que possibilita que o aluno adquira seu diploma de High School e entre em universidades americanas. Nenhuma universidade estadunidense aceita alunos sem SAT ou com média muito baixa no mesmo. Além disso, para intercambistas, as universidades exigem um teste de proficiência na língua inglesa. O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e IELTS (International English Language Testing System) são os mais comuns entre os aceitos pelas universidades dos Estados Unidos. A nota do TOEFL vai de 0 a 120 e boas universidades costumam exigir um mínimo de 90 pontos, mas a média necessária depende da instituição. Já a pontuação do IELTS vai de 0 a 9 e cada universidade pede uma pontuação distinta.