High School – Canadá

    High School – Canadá

    High School no Canadá


    O Canadá possui um dos mais elevados índices de qualidade de vida do mundo, além de contar com belíssimas montanhas nevadas, florestas centenárias, vastos campos abertos e lagos com águas azul-esmeralda. Estudar nesse país próspero e acolhedor abre portas para o conhecimento, incentiva o aprendizado e facilita o amadurecimento do aluno. A diversidade canadense encanta todos os públicos e suas paisagens exuberantes geram sede de aventura e despertam a curiosidade de qualquer visitante.

    TIPOS DE ESCOLA

    Escola Pública

    POSSO ESCOLHER CIDADE/REGIÃO?

    Sim

    ACOMODAÇÃO

    Casa de Família em quarto individual

    DURAÇÃO

    Semestre letivo (5 meses) ou Ano Letivo (10 meses)

    DATAS DE INÍCIO

    Setembro (ano/semestre) e Fevereiro (Semestre)

    ASSISTÊNCIA MÉDICA

    Cobertura completa durante toda a sua viagem

    PRÉ-REQUISITOS

    • Ter entre 14 e 19 anos;
    • Ser estudante do Ensino Médio ou recém formado;
    • Nível intermediário de inglês.

    O ENSINO CANADENSE

    high school no Canadá é cursado por alunos de 14 a 18 anos, a partir da grade 9 até a grade 12. O ano letivo canadense vai de setembro a junho, e as férias de verão acontecem nos meses de julho e agosto. Os alunos possuem um Winter break (recesso de inverno) de duas ou três semanas no mês de dezembro durante o período de Natal e Ano Novo, e na primavera os alunos tem um recesso conhecido como Spring Break, de uma semana em março. As escolas são administradas por distritos escolares, ou seja, cada província tem um tipo de currículo adequado para a realidade social, cultural e econômica local, tornando o aprendizado mais direcionado e completo. Contudo, é comum a todas as escolas que alunos do high schools fiquem na escola em período integral, ou seja, desde o início da manhã até o meio da tarde.

    Os estudantes da grade 9 e grade 10 devem estar matriculados, obrigatoriamente, em matérias tradicionais, como História, Geografia, Matemática, Física, Química, etc, e quando chegam na grade 11 podem focar em áreas de sua preferência, como por exemplo, matérias de cunho Biológico caso tenha interesse de fazer medicina no futuro. Além disso, o aluno tem liberdade também para escolher o nível de dificuldade e intensidade das matérias que cursará em seus últimos anos de high school. Há essencialmente dois níveis: university level e college level. O primeiro é focado em áreas acadêmicas e de pesquisa, as universidades oferecem programas de bachelormastersdoctoral e programas profissionais no caso de cursos como Direito, Medicina e Odontologia, enquanto o segundo nível oferece treinamento e prática para determinado curso oferecendo certificado, diploma ou bacharelado. Ademais, é importante ressaltar que menos de 10% dos estudantes canadenses estudam em escolas particulares, uma vez que as escolas públicas são de altíssima qualidade e exigem baixo investimento financeiro.

    MÉTODO DE AVALIAÇÃO

    O sistema de notas no Canadá segue a escala A, B, C, D, E, F (com algumas poucas exceções entre províncias):

    • De A- a A+ – estudantes com 80-100 por cento de aproveitamento.
    • De B- a B+ – estudantes com 70-79 por cento de aproveitamento
    • De C- a C+ – estudantes com 60 a 69 por cento de aproveitamento
    • De D- a D+ – estudantes com 50 a 59 por cento de aproveitamento
    • E – Estudante não demonstrou conhecimento suficiente e necessita de intervenção. Geralmente os pais recebem um aviso que o aluno está indo mal antes do boletim chegar para que tenham tempo de intervir
    • F – Significa que o aluno falhou na atividade desempenhada.

    TESTES OFICIAIS PELA UNIVERSIDADE

    As universidades do Canadá exigem diferentes testes para matrícula do aluno, e conforme vai crescendo o nível acadêmico da instituição, o nível da nota exigida vai subindo. O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e IELTS (International English Language Testing System), são os dois mais comuns para a língua inglesa, o primeiro predominando nos Estados Unidos, e o segundo sendo mais comum na Europa. Por esse motivo é sempre recomendado que o aluno escolha a Universidade antes de fazer algum dos testes, pois as exigências podem variar de acordo com a instituição. A nota do TOEFL vai de 0 a 120 e boas universidades costumam exigir um mínimo de 90 pontos. Já a pontuação do IELTS vai de 0 a 9 e cada universidade pede uma pontuação distinta.