High School – Alemanha

    High School – Alemanha

    High School na Alemanha

    A Alemanha é repleta de contrastes: mescla o medieval com o moderno, a música clássica com ritmos contemporâneos e vilarejos com grandes metrópoles. O país é um exemplo em desenvolvimento e qualidade de vida. Seus lagos, montanhas, palácios, paisagens cinematográficas e monumentos impressionantes fascinam qualquer pessoa. Seu povo ama o futebol tanto quanto os brasileiros e possui uma vocação como poucos para promover eventos, feiras, espetáculos, festivais em ruas e parques, além de suas famosas feiras de Natal e a Oktoberfest.

    TIPO DE ESCOLA

    Pública

    POSSO ESCOLHER A CIDADE/REGIÃO

    Não

    Acomodação

    Casa de Família

    Duração

    Semestre ou Ano Letivo

    Datas de INÍCIO

    Agosto (ano/sem), Janeiro (sem)

    ASSISTÊNCIA MÉDICA

    Desde o primeiro até o último dia de aula o aluno estará coberto pelo seguro

    PRÉ-REQUISITOS

    • Idade: 15 a 18 anos.
    • Ensino Médio ou Recém Formado
    • É recomendável que o aluno possua nível intermediário (Certificados A2/SD2 ou 2 anos de estudo da língua alemã).

    O ENSINO ALEMÃO

    As escolas alemãs são referência em todo o mundo, devido a seu alto nível de ensino. Os estados federados alemães (Länder) têm competências em matéria de educação e cultura. Deste modo, o governo federal fixa metas e medidas gerais e os estados são os encarregados de cumpri-las, perseguindo assim objetivos comuns para toda a nação. É possível portanto que existam diferenças na estrutura dos colégios e universidades, nos exames e nas normas de matrícula de um estado para outro. A lei indica que os alunos obrigatoriamente devem permanecer no sistema educacional por nove anos (dez em algumas regiões). Para o Ensino Médio, os alunos podem escolher entre o ensino médio (Gymnasium) mais voltado para entrada nas Universidades e o ensino médio especializado (Gesamtschule) que tem um caráter mais técnico.

    MÉTODO DE AVALIAÇÃO

    As qualificações na Alemanha vão de 1 a 6 pontos, com a possibilidade de obter qualificações com decimais. A nota mais alta é 1 e a mais baixa é 6, sendo a mínima para aprovar um 4. A equivalência entre as qualificações numéricas e as qualitativas é a seguinte: 1 (excelente), 2 (notável), 3 (bom), 4 (suficiente), 5 (deficiente) e 6 (insuficiente).

    TESTES OFICIAIS PELA UNIVERSIDADE

    O Test DAF se aplica caso você tenha interesse em se preparar para uma universidade alemã ou tirar o certificado de conhecimento do idioma internacionalmente reconhecido para projetos científicos e profissões acadêmicas. O certificado é emitido através de um exame linguístico de nível avançado. Engloba os níveis B2 e C1 da escala de seis níveis do Quadro Europeu Comum de Referência de Línguas (QECR). O exame é padronizado, elaborado e corrigido de forma centralizada e é composto de quatro partes: seus conhecimentos de alemão serão avaliados separadamente nas habilidades: ler, ouvir, escrever e falar. Os resultados são classificados segundo os níveis 3, 4 e 5 do TestDaf (TDN).